Terça, 18 de setembro de 2018, 23:02h


Publicidade

Sicredi
Tordilho

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XIII - Número 625 setembro - 2018

Fechar X

Ano XIII - Número 625

setembro - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial Semana Farroupilha 2018 2018/09

Receitas

Bolo Brownie

Assine


Home Educação

Educação

18-09-2018

Estudantes de Pelotas aprendem sobre Educação Ambiental


Foto: Divulgação No total, 420 alunos, do 1º ao 9º ano, participaram de atividades dos projetos Prá, Pré, Pri e Conhecer para Preservar

Em Pelotas, o Colégio Estadual Cassiano do Nascimento concluiu, neste mês, cronograma de visitas agendadas à praça Modelo – sede do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA). No total, 420 alunos, do 1º ao 9º ano, participaram de atividades dos projetos Prá, Pré, Pri e Conhecer para Preservar, compartilhadas pela equipe com apoio de parceiros e colaboradores.


Durante a programação, as turmas conheceram detalhes sobre animais peçonhentos, receberam informações sobre animais silvestres e espécies em extinção, entomologia (insetos), orientação sobre destinação de resíduos sólidos, sobre separação de lixo orgânico e reciclagem, sobre plantas e sua importância, composteira, plástico: contaminação e morte no mar e oceanos, e reciclagem como alternativa, entre outros temas.



O Departamento de Educação Ambiental atua com o diretor Valter Poetsch e com os servidores Viviane Xavier, Giancarlo Madruga Benites e João Carlos de Oliveira Santos no atendimento de visitantes particulares e de escolas agendadas para as atividades oferecidas na praça Modelo.


Parceiros e colaboradores


A Ecosul, como parceira, participou das atividades com a unidade móvel Educar, disponibilizando o game Uma Viagem Sustentável. O Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com animais empalhados, também está inserido nos projetos do Departamento.


A programação com os estudantes do Cassiano do Nascimento contou com suporte de diversos profissionais, como a veterinária Soliane Carra Perera, do programa de extensão da Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que abordou Dioctofimatose (parasita) em Cães e Gatos da Região Sul do Rio Grande do Sul. O assunto também esteve a cargo das estagiárias do curso de Veterinária, Nielle Versteg e Victoria Gausmann. A biológa Adrise Medeiros Nunes, servidora da SQA, apresentou a caixa entomológica (insetos) e trabalhou com tema relacionado a sua importância na natureza.  


Os biólogos Caroline Nunes Barboza e Fabrício Calçada da Silva, coordenador de projeto no Colégio Gonzaga, encarregaram-se de explicar aos alunos a presença de animais peçonhentos no meio ambiente e suas características, com mostra dos que são conservados no Departamento.


O Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre e o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Nurfs/Cetas) da UFPel foram parceiros para aplicação dos projetos Prá, Pré, Pri e Conhecer para Preservar, com a participação da estudante de Biologia Carolina Calegaro, da bióloga Greici Maia Behling e do biólogo Marco Antônio Afonso Coimbra. 


Os temas Importância dos Resíduos Sólidos, Plásticos: Contaminação e Morte no Mar, e Vermicompostagem foram abordados pelos servidores do próprio Departamento de Educação Ambiental, respectivamente, João Carlos de Oliveira Santos, ecólogo Giancarlo Madruga Benites e engenheira-agrônoma Viviane Carret Xavier


Redator: Assessoria de Imprensa



Estudantes de Pelotas aprendem sobre Educação Ambiental


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Estudantes de Pelotas aprendem sobre Educação Ambiental





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Estudantes de Pelotas aprendem sobre Educação Ambiental


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados