Sexta, 22 de março de 2019, 12:23h


Publicidade

Tordilho
Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XII - Número 652 março - 2019

Fechar X

Ano XII - Número 652

março - 2019


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial JTR Verão IV 2019/02

Assine


Home Cultura e turismo

Cultura e Turismo

01-11-2012

Turuçu realiza mais uma grande Oktoberfemorango 


Foto: Jornal Tradição Regional Quem visitou a festa pode conhecer a indústria, comércio, artesanato e serviços oferecidos em Turuçu e na região

 


Ao final do domingo (28), o sentimento da comunidade de Turuçu era um: orgulho pela realização de mais uma grande Oktoberfemorango. A 11ª edição do evento atingiu as expectativas, tanto de público, como de comercialização do morango e seus derivados. Nos dois dias da festa, cerca de oito mil pessoas passaram pelo Parque Municipal de Eventos, para aproveitar as atrações artísticas, musicais e claro, as delícias produzidas com morango. A fruta fez mesmo sucesso, com cerca de 2,6 mil quilos comercializados in natura, além de seus derivados e os famosos produtos da pimenta vermelha de Turuçu.



A festa foi aberta oficialmente na tarde do sábado, reunindo autoridades e a comunidade para um culto ecumênico e discursos. O prefeito, Ivan Scherdien, iniciou sua fala agradecendo a comunidade pela confiança nas recentes eleições. “Agradeço pelo reconhecimento do nosso trabalho de quatro anos e que continuará. Vamos manter este trabalho junto com nossa comunidade para que possamos crescer cada dia mais”.


O prefeito ainda destacou o trabalho dos produtores de morango, enfatizando a importante lei do Pró-morango criada em 2010 que, com incentivos da Prefeitura, vem oportunizando o crescimento da produção. “Isto colabora para que estejamos aqui, comemorando mais uma grande safra”, finalizou Ivan Scherdien.


Para o presidente da Associação de Produtores de Morango de Turuçu, Ermindo Milech, a festa mais uma vez cumpriu com a missão de divulgar o morango. “Só podemos avaliar a festa de forma muito positiva, pois vendemos aquilo que estava na estimativa com estas 2,6 toneladas. E estamos falando apenas da fruta in natura, além das grandes vendas de outros produtos que levam o morango”, destacou Milech.


Ao final da festa, o prefeito comemorou o sucesso de mais uma Oktoberfemorango. “Nossa expectativa foi atingida, então, toda a equipe envolvida está de parabéns. Em nome da Prefeitura, quero agradecer aos funcionários pelo empenho, aos produtores de morango, a Associação de Produtores de Morango, a associação dos Produtores de Pimenta, a Cooperturuçu, as comunidades, os patrocinadores e também as meninas da corte municipal que divulgaram nossa festa, algo difícil em um ano eleitoral”, disse Ivan Scherdien.


O prefeito ainda destacou especialmente os produtores. “Eles trouxeram toda a produção para a festa e pudemos comercializar 80% do que foi oferecido. O clima este ano não foi favorável, mas mesmo assim nossos morangos estão lindos e gostosos. Turuçu está orgulhosa de sua produção, por mais uma festa e fica agradecida por receber este grande público que comemorou conosco nestes dois dias”, agradeceu o prefeito.


O reinado do morango


A fruta que está entre as preferidas dos brasileiros reinou absoluta nos dois dias da Oktoberfemorango. Na pavilhão da agricultura familiar, 19 bancas ofereceram o morango in natura para os visitantes da feira que saiam do parque levando várias caixas do produto para casa. Mas além da fruta, agricultores e agroindústrias também comercializaram muitas delícias com morango, como biscoitos, doces, geleias, tortas, bombons e muitos outros, com destaque para o procurado espetinho de morango, notoriamente uma das guloseimas mais concorridas da festa.


Atrações da festa


Quem visitou a 11ª Oktoberfemorango pode apreciar um variado cardápio de atrações culturais e artísticas. No sábado, corais de Turuçu, São Lourenço do Sul e Pelotas, subiram ao palco, totalizando seis apresentações que fizeram o público cantar junto. A programação contou também com apresentação do projeto social Violões em Tom Maior que reúne especialmente as crianças de Turuçu e também um grupo de adultos. A Banda Marcial de Turuçu, que está a procura de novos integrantes arrancou aplausos de pé do público do festa. A noite, o público fez a festa com a banda Estação 5, na terceira edição do Baile do Chopp, atração incorporada a Fepimenta e a Oktoberfemorango e que vem a cada edição ganhando mais aprovação da comunidade.


No domingo a programação iniciou com o desfile de rua, que neste ano ganhou novos participantes e percorreu as principais ruas da cidade. A festa contou com muitas atrações musicais que seguiram até as primeiras horas da segunda-feira, quando a banda Sétimo Sentido encerrou mais uma festa do morango. Também subiram aos palcos, as bandas Astral, Batidão Sertanejo, Guarany, Trilha Sonora e a dupla Marcos e Nelsinho. Quem visitou a festa, ainda pode conhecer a indústria, comércio, artesanato e serviços oferecidos em Turuçu e na região, através de muitos estandes montados no Parque. Projetos sociais e serviços da Prefeitura Municipal também estavam à mostra.


17 anos de Turuçu comemorados com bolo de morango


Ainda na tarde do sábado (27), foram comemorados os 17 anos de emancipação política de Turuçu, um momento festivo que contou com distribuição de bolo de morango para a comunidade. A inovação da comemoração ficou por conta mesmo do bolo, que neste ano tinha formato de dois grandes morangos. Na oportunidade, o prefeito Ivan Scherdien agradeceu a toda a comunidade que trabalha unida a prefeitura municipal para o crescimento de Turuçu.


CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DA 11ª OKTOBERFEMORANGO DE TURUÇU:


http://jornaltradicao.com.br/site/content/galerias_de_fotos/fotos.php?galeria=60
 


 


 


 


Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Turuçu realiza mais uma grande Oktoberfemorango 





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Turuçu realiza mais uma grande Oktoberfemorango 


Enviado com sucesso!

ok

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados