Domingo, 20 de janeiro de 2019, 20:29h


Publicidade

Tordilho
Sicredi

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XIII - Número 643 janeiro - 2019

Fechar X

Ano XIII - Número 643

janeiro - 2019


Home Cultura e turismo

Cultura e Turismo

11-01-2019

Canguçu: Restaurante Panorâmico do Mirante pode sair do papel ainda neste ano


Foto: Felipe Madeira/JTR Coordenador diz que as obras não seguirão o projeto feito pela Administração Municipal em 2012 (em foto)

Há pelo menos 7 anos especula-se a instalação de um restaurante panorâmico no Parque Turístico Mirante Nossa Senhora da Conceição. Em 2012, o projeto do restaurante ficou em 4° lugar no processo de Participação Popular da secretária de Turismo do Estado.


Nesta semana, o coordenador da indústria, comércio e turismo e presidente do Conselho Municipal de Turismo Michel Reiznault adiantou em primeira mão ao Jornal Canguçu Notícia que o projeto pode sair do papel ainda em 2019.



Diferente do que foi proposto em 2012, quando a ideia foi levantada, em vez da captação de recursos estaduais e o incremento de recursos dos cofres municipais, a atual administração optou por realizar uma concessão administrativa de exploração de espaço.


A obra fica como propriedade do Município, mas não há um custo para a construção. Neste modelo, as empresas entram com um projeto de restaurante panorâmico junto a Prefeitura Municipal.


O vencedor da licitação constrói o prédio e pode usar o espaço por até 20 anos sem pagar uma taxa mensal. Além disso, a empresa fica responsável pela limpeza e segurança do local. Após esse período, pode ser feito uma renovação, por um valor estipulado de aluguel que entraria nos cofres do município.


“O vencedor tem que gerar empregos e manter o local limpo. Essa é a condição.”


Segundo o coordenador da pasta, a Prefeitura deverá abrir um processo licitatório nos próximos meses e, conforme a documentação estiver liberada, a obra pode ter início. A previsão inicial é que, a parte inicial seja concluída em até 6 meses.


Mudanças de estrutura


A ideia, segundo  Reiznault , segue a mesma de antes: promover um espaço com boa visão da cidade, sem que interfira na visão que as pessoas têm do santuário, e sem interferir na vista ampliada da cidade, para quem for visitar o espaço.


A Prefeitura realizou um mapeamento em GPS de alguns pontos. O espaço de instalação seguirá em frente ao Santuário, mas um pouco mais para a direita, para quem vê do local, com vigas de sustentação para baixo, e laterais de vidro para dar uma visão panorâmica da trilha íngreme com as 15 estações da Via-Sacra por onde passou Jesus Cristo.


“A ideia é que ele seja feito o mais próximo a parte de baixo, com toda a volta em vidro.” explicou Michel.


Inicialmente, a obra começará com pelo menos 120 m² mas o projeto comporta um aumento para até 400 m². O local deverá funcionar 24 horas, e o processo licitatório prevê ainda o espaço para a construção de cabanas de hospedagem. Segundo Michel, duas empresas já demonstraram interesse. O valor inicial da construção gira em torno de meio milhão.


Trenó da montanha e cabanas


Segundo o coordenador, as cabanas ficarão à esquerda do acesso ao Parque Turístico, na parte de trás da praça.


“Esse espaço seria bem aproveitado, porque seria possível colocar vários . Além de gerar empregos noturnos.”  destacou Reiznault.


Para Michel, o Restaurante Panorâmico pode trazer turistas de todo o Estado. Um dos empresários interessados na concessão adiantou que, se ganhar a licitação, servirá pratos típicos da serra gaúcha para chamar a atenção do público da região no inverno.


Além disso, uma outra empresa teria entrado em contato com o Poder Executivo Municipal demonstrando interesse em colocar um Trenó da Montanha, como acontece em cidades da Serra. Reiznault vê esse contato como uma possibilidade em ampliar o local para a área de diversões.


A divulgação da licitação deverá sair oficialmente no site da Prefeitura de Canguçu nos próximos meses.


Redator: Tradição Regional



Outras notícias desta editoria

Comentários (0)





Fechar  X

Canguçu: Restaurante Panorâmico do Mirante pode sair do papel ainda neste ano





O Jornal Tradição Regional não se responsabiliza pelo conteúdo do comentário e se reserva ao direito de eliminar, sem aviso prévio ao usuário, aqueles em desacordo com as normas do site ou com as leis brasileiras.


Serão vetadas as mensagens que:


  • Não tratarem do tema abordado na notícia;
  • Sejam repetidas as enviadas pelo mesmo leitor, ainda que com outras palavras;
  • Tenham intenção publicitária, de propaganda partidária, eleitoral ou comercial;
  • Tenham conteúdo ou termos obscenos ou ofensivos;
  • Incentivem racismo, discriminação, violência, medo ou outros crimes;
  • Promovam participação de correntes, spams ou lixo eletrônico.


As opiniões expostas não representam o posicionamento do Jornal Tradição Regional, que não se responsabiliza por eventuais danos causados pelos comentários. A responsabilidade civil e penal pelos comentários é dos respectivos autores. O usuário tem ciência e concorda expressamente com a prerrogativa de restringir quaisquer conteúdos que violem ou que possam ser interpretados como violadores às disposições do presente instrumento.

Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Fechar  X

Canguçu: Restaurante Panorâmico do Mirante pode sair do papel ainda neste ano


Enviado com sucesso!

ok


Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados