Segunda, 25 de junho de 2018, 15:00h


Publicidade

Trilegal
Sicredi
Tordilho

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XIII - Número 613 junho - 2018

Fechar X

Ano XIII - Número 613

junho - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 161 anos de Canguçu 2018/06

Receitas

Sopa paraguaia

Assine


Home Colunistas

Versão do Fato

2012-05-18 Maria: a loucura de Deus

Nas duas últimas semanas fui conversar com catequistas da Diocese Católica de Pelotas, Associação das Mães Cristãs e orientadoras da Casa da Criança São Francisco de Paula. Sou privilegiado em receber convites para falar a respeito dos processos pedagógicos e motivacionais, seja em nível de religião ou pessoal. O desafio nestes casos foi falar sobre Maria, a mãe de Jesus.

 Não me considero um marianólogo. Mas gosto de olhar para uma figura que ocupa papel de destaque na vida da figura mais desafiadora da História: Jesus Cristo. Para que as pessoas entendam melhor, tento ir além do que, ritualmente e muitas vezes burocraticamente, se vê nos Evangelhos.

 Além da precariedade da escrita - praticamente todos os apóstolos eram homens rudes e muito longe das letras - busco no contexto de uma época, o que estava acontecendo e como a figura de Jesus pode ser analisada e nos encantar por outros ângulos.

No tempo de Jesus, os judeus tinham muitos homens estudiosos das Sagradas Escrituras, com formação suficiente para dar ao Filho do Homem uma cultura e uma formação inimaginável. No entanto, Deus entrega a formação de seu filho - durante quase 30 anos - a uma mulher, sendo, então, a mulher, um ser marginalizado na sociedade.

Este não é um detalhe, na verdade é uma grande subversão da História. Maria muda todo o conceito de educação que se tinha até então e passa a dar a Jesus, além do próprio exemplo de vida, também uma noção de respeito às pessoas - vejam o caso das prostitutas e das crianças (também excluídas da vida pública), assim como à natureza, que muda o jeito de ver uma sociedade.

Exatamente aí reside a resistência dos judeus a Jesus: curar leprosos, falar com prostitutas, sentar com os cobradores de impostos, tomar uma criança como exemplo é uma loucura que somente Deus poderia cometer: a loucura da vida, que ainda hoje precisamos aprender.

Comentários (0)





Fechar  X

Maria: a loucura de Deus




Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Manoel Jesus

Educador

manoeljss@hotmail.com

Arquivo

Publicidade

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados