Segunda, 25 de junho de 2018, 08:32h


Publicidade

Trilegal
Sicredi
Tordilho

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XIII - Número 613 junho - 2018

Fechar X

Ano XIII - Número 613

junho - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 161 anos de Canguu 2018/06

Receitas

Sopa paraguaia

Assine


Home Colunistas

Buenas...

2012-07-06 Poetizando

 

Só me conceda o encanto

de ter um lenço de estrelas

pra ocasiões de algum pranto.

 

Quero somente uma nuvem

pra olhar os meus que ficaram,

e o luar sobre esses campos.

 

Viagem do Além das Asas – Do livro ‘Verso de Azul’, de Juarez Machado de Farias. Poeta das minhas estimas, pessoa flor de boa. Quem escreve o que ele escreve, tem a alma abonada pelo velho lá de ‘riba’, com certeza. Um abraço do Jotacê.

Qualidade de vida é?

Morar num sobrado localizado atrás do fórum, pra ser mais exato, de todo o complexo judiciário, e, de quebra, um Shopping Center enorme. Maravilha pra quem gosta de viver embretado. Eu não gosto, não frequento as entidades citadas, não faço parte dessa elite. Sou um João da Silva, cidadão comum que gosta de filosofia de buteco. Pessoas comuns me fascinam, essas que falam de tudo, inclusive do governo.

Qualidade de vida – Agora sim

É pegar um matezito já meio lavado, arrumar a gorra branca (presente do Passarinho) meio carcomida nas abas, uma bombacha balaqueira, uma alpargata desbeiçada, uma camiseta que fale do pago, assobiar pros cusco de estimação –Napoleão e Madona – e sair pelas ruas do meu Piratini, cantarolando uma milonga sem pressa, a despacito no mas. Cumprimentar uma totalidade meio grande de amigos, despejando buenas, indagando das novidades. Esse viver me apaixona, me quebra o vidro dos olhos. Quem sabe eu volto pra lá? Ué, de nada me vou mesmo!

Dr. Pedro x Canguçu x Política

A expectativa era quando e como ia acontecer e não deu outra. O ‘dotor’ chutou o penico e bagunçou as chamadas alianças políticas. O Dr. Airton, indivíduo buenissimo, retirou o parelheiro da penca ao ver a coisa encardida, alegando dor na panturrilha. Ele sabe que correr com uma perna só é pra pirata.

Turma do bife

Dr. Airton Corral, grande conhecido da política regional, senão o maior de todos, diz que “a turma do bife (favorecidos) mais atrapalha do que ajuda”. Verdade pura!

Alô, alô

Olha a Ponte do Costa (Piratini) já abrindo novamente. Que tal providenciar uma meia dúzia de pinguelas alternativas? Olha, isso dá voto.

Cacimbinhas

Velha e boa Cacimbinhas (Pinheiro Machado) cidade pacata até demais. Povo buenissimo, mas sempre em ‘ponto morto’. De repente acordou pro mundo – módulo do IFSul, Universidade federal, maior fábrica de azeite de oliva do Brasil, usina eólica, e outras cositas más. Ah, esqueci da Feovelha, das coxilhas bordadas de videiras e de um vinho de primeira (marca registrada), da Comparsa da Canção, etc. É secaram as vertentes, morreram os cardeais e eles tão lá, firmes como beliscão de ganso. Afinal, que santo habita teu chão? Donde sai esses milagres? Um abraço bem ‘chinchado presce’ povo.

 

Comentários (0)





Fechar  X

Poetizando




Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Jotac

Arquivo

Publicidade

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados