Quarta, 19 de setembro de 2018, 06:53h


Publicidade

Sicredi
Tordilho

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XIII - Número 625 setembro - 2018

Fechar X

Ano XIII - Número 625

setembro - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial Semana Farroupilha 2018 2018/09

Receitas

Bolo Brownie

Assine


Home Colunistas

Buenas...

2014-03-31 Advogado X Gaiteiro

 

Dr. Adeval, um dos integrantes do vitorioso grupo musical “Os Guenoas”, lá de Bagé (Rainha da Fronteira), que ganhou um “Califórnia da Canção” em Uruguaiana – isso no tempo dos “galo” forte, hoje é morador da velha Capital Farroupilha, gente flor de especial. Fim do mês eles se reúnem pra um “baita baile” na fronteira. Com certeza vai ser de suar as “baixêra”.

Turismo X Verdade

As administrações do sul do Sul acham que não há necessidade de investimento forte na chamada “indústria limpa”. As secretarias viram “cabide” de emprego, a maioria nem sabe o que está fazendo por lá.

Turismo II

Piratini, afora o casario histórico e a história em si, tem uma dádiva da mãe natureza pedindo para ser explorada. Um local mágico – “Minas do Paredão”, pátria do secretário Flademir. Já participei de uma cavalgada com pessoal de Porto Alegre, povo ordeiro e festeiro. Porque não realizar a mesma cavalgada a nível nacional? Será que o “reizinho” não aprova e financia? Não dá? É tirar leite de vaca morta? É, as boas ideias se afundam no manancial da burrice.

Hospital de Canguçu X Bufunfa

“Quéquihouve”? Desandou a maionese? Será penca de cavalo do Paraguai? Não, não, certamente as melancias vão se ajeitar e tudo vai voltar a ser como “dantes no quartel de Abrantes”. Oremos pois!!!!

Lagoão das cruzeiras

...abaixo da Ponte do Costa, já no quinto distrito, cruzeira era lá, andavam “d’ea cacho”. Prática de água não faltava. Buenas de “marguio”, nadavam de peito, de costa, dizem que as mais velhas tinham até “sovaco”. Pois numa dessas bolearam os costados por lá a turma do “Euphenes”, Garcia, o Alencar, o Maurício, João Baltazar e o Dr. Adeval – advogado e gaiteiro dos bons. Arrumaram o acampamento, fogo grande no preparo da boia, e se foram às linhas. Iscas. Iscas esqueceram. Bate-boca não resolve, vamos pensar – o Euphenes olhou na barranca e viu uma cruzeira daquelas “murrudas” com um sapo atravessado na boca, era isca, e boa, mas como pegar? O Dr., mais esperto, cortou uma forquilha meio comprida e com muito jeito e “apertou o pescoço da caninana”. Ela se viu mal e largou o bicho. Uns queriam matar, mas prevaleceu o bom senso – largaram a danada, não sem antes meter um “golaço” de canha goela abaixo. Seguiram pescando e cozinhando. Numa dessas, o Dr. sentiu umas batidas no cano bota, olhou meio assustado: era a mesma cruzeira, com outro sapo na boca, e fazendo “morisqueta” na direção do litro de canha. Coisas do meu Piratini. Bah!!!

Carne com cerveja à Carulino

Aguada bueníssima, em frente à Luterana, ao lado do finado “20 de Setembro”: ali se reúne uma “galaria” fortíssima e, de vez em quando, sai uma bóia de comer rezando.

Carne com cerveja:

Um naco de banha, 2 kg de carne de rês (agulha, os sobuco, costela de peito), cebola ralada, caldo de carne, 1 litro de cerveja preta, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 1/2 xícara da água, sal e pimenta do reino.

Em uma panela (caçarola), derreta a banha e frite a carne até dourar. Acrescente a cebola, o caldo de carne, e misture. Adicione a cerveja e deixe cozinhar por mais ou menos uma hora. Junte a farinha dissolvida em água e deixe cozinhar até encorpar. Corrija o sal e a pimenta. Tá pronto? Dá-lhe boca pro gatiado.

Comentários (0)





Fechar  X

Advogado X Gaiteiro




Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Jotac

Arquivo

Publicidade

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados