Domingo, 24 de junho de 2018, 17:10h


Publicidade

Trilegal
Sicredi
Tordilho

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XIII - Número 613 junho - 2018

Fechar X

Ano XIII - Número 613

junho - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial 161 anos de Canguu 2018/06

Receitas

Sopa paraguaia

Assine


Home Colunistas

Buenas...

2011-12-12 Festa x Som

Pra festa ser boa, o som tem que ser fundamento. Apoteose é o nome. Ligue (53) 3252.8438/5548 e a solução tá mão. André Pisano, guri buenissimo vai fazer tua festa um sucesso.

Moradias

Foram entregues dezenas de apartamentos através de convenio entre a prefeitura e a Caixa, no dia 11 de novembro, às 11h. O ‘home’ não é de laçar sovéu curto e vem mais por ai, próximo a fábrica de ração da Cosulati.

Moradias II

Qualidade? Bah, flor de especial, completo. Foi só juntar as tralhas e se mudar. O custo mensal? Não chega a “sessenta pila”. Cair no “batoque” com ele não vai ser fácil, é galo de muita “pua”.

Curiosidade, nada mais...

Quem paga as contas de água no loteamento “Manetti”, ao lado da caixa d’água, saída para o Cancelão? Em Piratini, é claro.

Esporte

 Com duas emissoras de rádio, Cultura e Liberdade, mantendo programação esportiva de alta qualidade, inclusive transmitindo jogos cidade x interior, Canguçu se mantêm no topo do esporte na zona sul do Estado.

Esporte II

A participação popular é impressionante, estádios lotados, seleção de futsal sempre peleando pelo titular, não entra pra fazer número, lojas especializadas em material esportivo, o comércio participa patrocinando os eventos, sabe que o retorno é certo, isso é progresso.

Canguçu x Progresso

A convite de amigos, embalei os mijados e me tapei de quero-quero rumo a princesa dos tapes (assim diria tio Gerson Pires, no seu linguajar andejo). Passei o fim de semana visitando “sicranos e beltranos”, percorri a via sacra das aguadas, todas de fundamento. Lá ainda se compra mortadela e salame cortadas e pesadas a olho no mas. Ali se resolve qualquer tipo de “poblema” em fala-se do governo inclusive.

Canguçu x Marvada

Azulzinha do Quinto e agora também da Toca da Onça com cerne de corunilha (pressão), com carqueja (azia) com infalivina (estômago) e por ai vai. Tem até pra unha encravada segundo o Ademir, grande ponta esquerda. Sabe traduzir? Pé sujo (canha pingada), subindo o morro (vinho com canha), nega de butina (cerveja preta com coca). São nomes, alguns, criados e alimentados pelo folclore popular, coisa comum e cidades tidas como pequenas.

Rua principal

Há um bom tempo deixou de ser uma só. Agora são três e vem se modificando com uma rapidez espantosa. Prédios antigos vem dando lugar a modernos estabelecimentos. Nota-se que os grandes magazines, lojas de departamentos, revendedoras de carros buscam espaço e não regateiam preço. É briga de cachorro grande, é buenissimo, gera emprego, mas seria melhor se junto com eles viessem indústrias de peso. Usando a produção local – agricultura, silvicultura e alguma coisa referente ao polo naval – Canguçu está na reta do superporto de Rio Grande. Por aqui passa quase que a totalidade da produção de grãos do Estado. Quem sabe não se trabalhe pra que alguma coisa fique por aqui?

Comentários (0)





Fechar  X

Festa x Som




Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Jotac

Arquivo

Publicidade

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados