Quarta, 19 de setembro de 2018, 08:46h


Publicidade

Sicredi
Tordilho

Este conteúdo precisa do Adobe Flash Player instalado.

Get Adobe Flash player


Newsletter

Jornal Tradição

Ano XIII - Número 625 setembro - 2018

Fechar X

Ano XIII - Número 625

setembro - 2018


Galerias

Publicidade

Especiais

Jornal Tradição

Caderno Especial Semana Farroupilha 2018 2018/09

Receitas

Bolo Brownie

Assine


Home Colunistas

Buenas...

2018-02-23 Coluna do JC

“Origem da ovelha - Interessante” 

Fumaça subindo no céu esbranquiçado, como se tivesse ficado na quara com anil. A gaita do Cardosinho se espichando e se encolhendo tipo maranduvá. O Zé Hamilton sovando um pandeiro de cor indefinida, tendo por parceiro o violão do Geraldo, e nas cantorias, o Cristiano Quevedo, aquele das madrugadas gavionas. O povo na volta, ouvido na música e olho num borrêgo assando na brasa de corunilha. De repente, o Olivério, cria de Santa Vitória, mas farroupilha de coração, abriu os trabalhos: “Tá pronta a carne, vamo se achegá que o garrão já despegou”. Bah, é mistério!

Sei lá por que cargas d’água indaguei a origem do animal e o Olivério, sabedor das coisas, como todo bom fronteiriço, entre uma querosena e outra, confidenciou: “A ovelha foi introduzida no Peru por volta de 1548, se veio ao Paraguai. Daí ao Prata e as reduções jesuítas. Portanto, o rebanho sul riograndense é de origem missioneira”. O que é o saber. 

Ponte do Costa

É, foi que nem parto de mula, mas está acontecendo. Para eles, da obra, está ótimo. Rio quase seco, mas nem parece empreiteira. A coisa vai devagar, como tropeada de lesma. Se São Pedro abrir as torneiras do céu, aí a coisa vai encardir, mas o milagre aconteceu e vamos torcer para que acabe bem, oremos, pois!

Coisas, coisas...

A pracinha da ex-CRT, antes um luxo, agora está um lixo. Levaram os postes de iluminação, os refletores, abandonaram a quadra, virou um mataréu. Quem sabe um convênio com o posto de petróleo ali existente? Deixem ela em condições e os cuidados ficam com eles. Esse projeto já existia no meu tempo de CRT, mas nunca deram a mínima atenção. Talvez e certo porque são oposição, isso evidencia que a má política não vê o interesse da população. Curiosidade: os postes e os holofotes estão clareando o que e onde?

Pra arrematar

A tela que protegia a pracinha em frente aos córregos, onde estará? Cercando alguma encerra de terneiros? Mistério, mistério... Mais um. 

Comentários (0)





Fechar  X

Coluna do JC




Enviado com sucesso!

Em breve, o Jornal Tradição
Regional entrará em
contato com vocé.

ok

Jotac

Arquivo

Publicidade

Publicidade



Jornal Tradição Regional - O elo da notícia até você.

Av. Imperador Dom Pedro I, 1886, sala 1 - Bairro Fragata - CEP: 96030-350 - Pelotas/RS

E-mail: jornaltradicao@jornaltradicao.com.br / Telefone: (53) 3281 1514

© Todos os direitos reservados